Tradutor

A Arte de Bem Viver!

Sou Eveline Carvalho Cunha e tenho como meta de vida aprimorar, desenvolver e recriar a Arte de Bem Viver como meio de florescimento ou (re) conquista da harmonia e do equilíbrio físico, psíquico, emocional e social, e do estado de bem-estar e felicidade.

No trabalho como Psicóloga/ Coach, acresce a este sentido de “A Arte de Bem Viver” o de auxiliar, facilitar e orientar o Homem como Ser Integral (biopsicossocial) na consciencialização de seu propósito de vida, na ressignificação de pensamentos, sentimentos e emoções, na mudança de comportamentos e no desenvolvimento pleno e saudável de todas as suas potencialidades através da psicoterapia aliada às várias expressões e linguagens artísticas (música, dança, pintura, teatro, artes plásticas, entre outros).

A arte é uma forma de manisfestação e expressão humana ancestral; um modo singular de conhecimento, interpretação e intervenção na realidade e de ressignificação de sentimentos e emoções.

Bem Viver está associado à capacidade de superação das adversidades e aos aspectos positivos da conduta humana que elevam a satisfação pessoal e o desempenho e melhoram a qualidade de vida. Tais aspectos são:
  • Amor - emoção essencial, particular que se expressa em uma grande variedade de comportamentos. Força ou ímam de aproximação das pessoas.
  • Desenvolvimento da competência pessoal - capacidade para operacionalizar conhecimentos sobre o eu, atitudes positivas para consigo mesmo e habilidades para gerir os dinamismos intrapsíquicos, de modo a ser bem sucedido na vida pessoal.
  • Desenvolvimento da competência social - capacidade para operacionalizar conhecimentos sobre os outros, atitudes positivas para com eles e habilidades para gerir as interacções, de modo a ser bem sucedido na vida social.
  • Desenvolvimento da Inteligência emocional – capacidade de perceber, de avaliar e de expressar emoções; a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual. Elementos chaves: autoconhecimento, controle emocional, motivação, empatia e relacionamento interpessoal.
  • Optimismo- Acreditar que os infortúnios são passageiros e que tudo resultará da melhor maneira possível. Expectativa generalizada de que ocorrerão bons resultados no futuro.
  • Perseverança – constância nas acções.
  • Coragem - Firmeza de ânimo ante o perigo, os reveses, os sofrimentos.
  • Esperança - encontrar os meios para atingir os objectivos, crença de que tudo acabará por correr bem.
  • Bom humor - capacidade de manter o estado de ânimo positivo. Compreensão das situações stressantes de forma mais flexível; rotina mental criativa que evita o aborrecimento e a depressão.
  • Riso – expressão máxima do bem-estar e optimismo. O sorriso muda as expressões da face e põe em marcha mecanismos cerebrais para a produção de endorfinas (neurotransmissores) em resposta à actividade física de sorrir, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar. O efeito físico global do riso produz-se em duas etapas: estimulação da saúde e relaxamento profundo.
  • Toque – abraço, carinho - instrumento universal de conexão entre as pessoas, capaz de dar significado a alguns sentimentos (afectos, protecção) aos quais a palavra, muita das vezes, não consegue significar.
  • Resiliência - Capacidade profunda para a superação de crises (internas ou externas) em situações adversas em indivíduos, grupos ou organizações.
  • Gratidão - ato de reconhecimento, senso profundo de “Ser” e de VIVER. A gratidão pela vida transforma toda a vida.
  • Perdão – importante do ponto de vista humano e social, liberta o indivíduo para o renovar da alegria. Capacidade de ultrapassar a mágoa, o ressentimento ou a vingança através da compaixão e da benevolência.
  • Cuidados com a alimentação, mente e o corpo – alimentação rica em frutas, verduras e legumes; desporto, dança, relaxamento, jogos, actividades lúdicas, canto, leitura, terapias alternativas (yoga, pilates,massagem, entre outros) para manutenção da saúde.

Estás convidado a partilhar comigo a
Arte de Bem Viver!!!